Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pedagogia - Campus Angicos

O corpo docente do curso de Pedagogia é constituído pelos seguintes professores:

01. Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui – Lattes

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participa de projetos de pesquisa e extensão envolvendo Robótica Educacional, Educação à Distância, Inclusão Digital, Formação de Professores para uso das TIC. E-mail: akynara.aglae@ufersa.edu.br.

 

 

02. Alessandra Miranda Mendes Soares – Lattes

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nas temáticas: Educação Especial e Inclusiva, Libras, Educação de Surdos, Autoadvocacia da pessoa com deficiência, Empoderamento de mães de pessoas com deficiência. E-mail: alessandrasoares@ufersa.edu.br.

 

03. Ananias Agostinho da Silva – Lattes

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística Textual, Linguística Aplicada e Nova Retórica, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, ensino de língua materna, discurso do outro, texto acadêmico, argumentação, representações discursivas, responsabilidade enunciativa. E-mail: ananias.silva@ufersa.edu.br.

 

04. Ana Maria Pereira Aires – Lattes

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Supervisão Educacional pela Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (1983); é especialista em Pesquisa educacional pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Tem experiência docente e de gestão na Educação Básica e no Ensino Superior. É Pesquisadora e extensionista, atuando principalmente com os seguintes temas: currículo, curso de pedagogia, formação de professores e educação quilombola. E-mail: ana.aires@ufersa.edu.br.

 

05. Carmelindo Rodrigues da Silva – Lattes

Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba(2005) e pós-doutorado pela Universidade de Coimbra(2017). Possui graduação em Tecnologia em Manutenção de Maquinas e Equipamento pela Universidade Metodista de Piracicaba(1979), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba(2001).  Atualmente é Professor associado I da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Revisor de periódico da Revista de Ciências da Educação. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:História da Educação, História do Brasil Colonial. E-mail: carmelindo@ufersa.edu.br.

 

06. Divoene Pereira Cruz – Lattes

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Interessa-se pelos seguintes temas: EJA, Currículo, Saberes, Práticas Pedagógicas. E-mail: divoene.pereira@ufersa.edu.br.

 

 

 

07. Elaine Luciana Sobral Dantas – Lattes

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: proposta curricular, infância, alfabetização e letramento, psicologia educacional, processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. E-mail: elaine.sobral@ufersa.edu.br.

 

 

08. Fádyla Késsia Rocha de Araújo – Lattes

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua, principalmente, nos seguintes temas: valorização docente, Fundeb, piso salarial, gestão escolar e gestão democrática. E-mail: fadyla.araujo@ufersa.edu.br.

 

 

 

09. Franselma Fernandes de Figueirêdo – Lattes

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua, principalmente, nos seguintes temas: análise e expressão textual; leitura e produção de textos; literatura do Rio Grande do Norte; história da educação e história da leitura. E-mail: franselma.figueiredo@ufersa.edu.br.

 

 

 

10. Francisco José Lima Sales – Lattes 

Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1994), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (1998) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Foi Professor da Universidade Federal do Maranhão, lotado no Departamento de Fundamentos da Educação, de agosto de 2002 até junho de 2010. A partir de 2011, passou a trabalhar na Universidade Federal do Ceará (UFC), lotado no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (FACED), onde ministrou as disciplinas das áreas de Política Educacional e Gestão da Educação e de Organização Social do Trabalho Escolar. Atuou ainda no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da (UFC), no eixo Sociabilidade, Economia Política e Educação, da Linha de Pesquisa Filosofia e Sociologia da Educação. E-mail: francisco.sales@ufersa.edu.br.

 

11. Francisco Vieira de Oliveira – Lattes

Licenciado em matemática pela UEPB no ano de 2010. Mestre em matemática pela UFPB em 2013 com período sanduíche cursado na USP, campus de São Carlos. Doutorado em matemática em matemática pura pela UNICAMP em 2018. Atualmente professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, ministrando disciplinas de matemática. E-mail: fvomat@gmail.com.

 

 

 

12. Jacimara Villar Forbeloni – Lattes

Doutora em Ciências Sociais pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014), com bolsa sanduíche pela CAPES na Universidade de Lisboa – ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, mestra em Sociologia pela UFPR – Universidade Federal do Paraná (2003), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1996). Atualmente é professora efetiva da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semiárido, com dedicação exclusiva. Possui experiência na área de Sociologia atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Solidária, Políticas Públicas, Desenvolvimento, Terceiro Setor, Educação e Tecnologia. E-mail: jacimara@ufersa.edu.br.

 

13. Juliana da Rocha e Silva – Lattes

Possui graduação em Pedagogia (2009), mestrado (2013) e doutorado (2017) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem (EDUCLIN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, infância, higienismo e ensino sob medida. E-mail: juliana.rocha@ufersa.edu.br.

 

14. Magnus José Barros Gonzaga – Lattes

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Política e Gestão da Educação; Práticas de Ensino; Sociologia da Educação; Educação Ambiental; Política de Educação Ambiental, Ecologia Política; Sociologia Ambiental. E-mail: magnus.gonzaga@ufersa.edu.br.

 

15. Maria das Neves Pereira – Lattes

Doutora em Letras Vernáculas (Área: Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2007). Mestre em Letras (Área: Língua Portuguesa e Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ (1990). Graduada em Letras, Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura Brasileira e Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal/RN (1975). Coordenadora dos trabalhos de pesquisa dos Projetos Atlas Linguístico do Rio Grande do Norte (ALiRN) e Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) no Rio Grande do Norte, indicada pelo Comitê Nacional do ALiB.; Líder do grupo de Pesquisa Estudos da Linguagem GEL/UFERSA, vinculado ao Diretório de Pesquisa do CNPq. E-mail: nevespereira@ufersa.edu.br.

 

16. Maria do Socorro da Silva Batista – Lattes

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência com ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: política educacional políticas e gestão da educação ambiental , ensino e formação docente. Atua na área de ensino de graduação, especialmente com a disciplina educação ambiental nas práticas pedagógicas. E-mail: socorro.batista@ufersa.edu.br.

 

 

17. Samuel Oliveira de Azevedo – Lattes

Samuel Oliveira de Azevedo ingressou na área de Informática em 1997, como aluno do Curso Técnico em Informática com ênfase em Processamento de Dados pelo CEFET-RN. Em seguida cursou Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Em 2012 defendeu doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN, onde participou de projetos de pesquisa como gerente de desenvolvimento. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: TVDI, Middleware, Engenharia de Software, Criptologia, Ambientes Virtuais Compartilhados, Processamento Digital de Imagens, Sistemas Multi-Agentes, Robótica na Educação e Jogos. Empreendedor, fundou uma empresa, que foi incubada na UFRN em nov/2009 com mais 5 sócios (amigos e colegas de pesquisa), a RoboEduc foi emancipada em nov/2011 e atua no mercado na área de robótica educacional. Trabalhou como professor de ensino superior na FATERN, que posteriormente foi adquirida pelo grupo Estácio, e mudou de nome para Estácio-Ponta Negra, entre os anos de 2007 e fev/2014, atuando como professor, NDE, e durante 8 meses como coordenador de curso. Em fevereiro de 2014, foi convocado para assumir o cargo de professor da Universidade Federal do Semi-árido – UFERSA, no campus de Angicos-RN. Devido a isso, optou por deixar a sociedade na RoboEduc em março de 2014. Desde março/2014 atua como professor/pesquisador/extensionista na Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA. Entre agosto/2016 e julho/2017 fez pós-doutorado em Sistemas e Computação com um projeto de Robótica Educacional no DIMAp, UFRN.

 

18. Sueldes de Araújo – Lattes

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de educação, com ênfase em política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional e gestão escolar, educação superior, educação a distância, educação e tecnologia e formação de professores. E-mail: sueldes.araujo@ufersa.edu.br.

 

 

 

Professores Substitutos:

 01. Rafael da Silva Pereira Roseno – Lattes

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004), Especialista em Gestão e Organização Escolar pela UNP, Mestre, pelo Programa de Pós- Graduação em Educação – PPGED, da UFRN. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em na Formação de Professores de Geografia. Na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Educacional e escolar, Conselhos Escolares, Participação, Coordenação Pedagógica e Organização Escolar.

 

   02. Melissa Rafaela Costa Pimenta – Lattes

Licenciada em Ciências Sociais pela UERN. Especialista em Filosofia e Gestão Ambiental pela UERN. Mestra e Doutora em Ciências Sociais pela UFRN. Estudos nas áreas de Sociologia, Filosofia, Políticas Públicas, Gestão Ambiental, Educação Ambiental e Segurança Pública. Participante do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Avaliação de Políticas Públicas (GIAPP/UFRN), Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Ambiental (GEGA/UERN) e Grupo de Pesquisa Poder Local, Desenvolvimento e Políticas Públicas (GDPP/UFRN). E-mail: melissa.pimenta@ufersa.edu.br.

 

   03. José Juvêncio Neto de Souza- Lattes

Doutor em Letras pelo DINTER PPGL-UERN/IFSertão-PE. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Possui graduação em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau dos Ferros. Atualmente é membro do grupo de pesquisa: Lexicologia, Terminologia e Ensino LETENS. Foi membro do projeto intitulado Verbete lexicográfico, Multimodalidade e Metadiscurso: uma abordagem pragmático-discursiva, bolsista PIBIC CNPq 2015/2016 do programa institucional de bolsas de iniciação científica (PIBIC), patrocinado pelo conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico (CNPq) e pela coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES), sendo anteriormente bolsista PIBIC CNPq 2014/2015 e membro Grupo de Pesquisa em Estudos Lexicográficos, também na qualidade de bolsista com um projeto intitulado Verbete lexicográfico, Multimodalidade e Estilo: uma abordagem semiótica.

12 de dezembro de 2018. Visualizações: 2482. Última modificação: 06/10/2022 12:45:06