Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pedagogia - Campus Angicos

O corpo docente do curso de Pedagogia é constituído pelas seguintes professoras e professores:

Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participa de projetos de pesquisa e extensão envolvendo Robótica Educacional, Educação à Distância, Inclusão Digital, Formação de Professores para uso das TIC. E-mail: akynara.aglae@ufersa.edu.br.

 


Alessandra Miranda Mendes Soares 

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nas temáticas: Educação Especial e Inclusiva, Libras, Educação de Surdos, Autoadvocacia da pessoa com deficiência, Empoderamento de mães de pessoas com deficiência. E-mail: alessandrasoares@ufersa.edu.br.


Ana Maria Pereira Aires

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Supervisão Educacional pela Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (1983); é especialista em Pesquisa educacional pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Tem experiência docente e de gestão na Educação Básica e no Ensino Superior. É Pesquisadora e extensionista, atuando principalmente com os seguintes temas: currículo, curso de pedagogia, formação de professores e educação quilombola. E-mail: ana.aires@ufersa.edu.br.


Célia Camelo de Sousa

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC (2018); Mestrado em Educação pela UFC (2013); Especialização em Administração em Recursos Humanos pela Universidade Vale do Acaraú-UVA (2012); Especialização em LIBRAS pela Faculdade Internacional Signorelli (2016); Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2009). Tem experiência na área de Educação,, atuando principalmente nos seguintes temas: LIBRAS, Educação Especial e inclusão,, estágio, biografia de professores, história e memória da educação e práticas pedagógicas. È professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).


Divoene Pereira Cruz 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal Rural do Semi-ÁrIdo (UFERSA), nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Computação e Informática. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Currículo e Prática Pedagógica – PRAEJA. Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia da UFERSA/Angicos, membro da Comissão de Heteroidentificação da UFERSA, Coordenadora do Projeto de Pesquisa Currículo e Propostas Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos: contradições e desafios na organização curricular. Atua na área de formação de professores, currículo, práticas pedagógicas, Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Perspectiva Freiriana de Educação.


 

Elaine Luciana Sobral Dantas 

Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professora Adjunta C da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Campus de Angicos, RN, Departamento de Ciências Humanas. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd – UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículos e Linguagens – EDUCLIN (UFERSA/CNPQ). Membro do Grupo de Pesquisa Crianças, Infâncias, Cultura e Educação – CRIANCE (UFRN/CNPQ). Pesquisadora Orientadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica – PIBIC/CNPQ – PICI-PIVIC/UFERSA. Membro do Comitê Gestor do Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte – FEIRN, vinculado ao MIEIB. Coordenadora do Observatório da Educação Infantil do Rio Grande do Norte – ObservEI RN. Membro da Rede de Pesquisa Nacional – AlfaRede. Coordenadora Geral do Programa de Formação Continuada em Alfabetização para Profissionais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Pró-Alfa RN e Assessora Pedagógica do Programa de Desenvolvimento Profissional Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI RN vinculados ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – CNCA/MEC. Coordenadora do Laboratório de Cultura Lúdica, Diversidade e Linguagens. Coordenadora de projetos de ensino, pesquisa e extensão com produções bibliográficas nas seguintes áreas: Educação Infantil; Currículos; Práticas Pedagógicas; Alfabetização, Leitura e Escrita; Literatura Infantil; Psicologia Histórico-Cultural; Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança; Brincadeira. E-mail: elaine.sobral@ufersa.edu.br.


 Evanilson Gurgel de Carvalho Filho

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Centro Multidisciplinar de Angicos. Doutor em Educação pela UFBA (2022). Mestre em Educação pela UFRN (2018). Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRN (2014). Licenciado em Pedagogia pela Uninter (2021). Líder do grupo (ARTE)FATOS: Grupo de Estudos e Pesquisas em Narrativas, Currículos e Políticas Culturais/UFERSA/CNPq. Representante do Comitê de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (CPPGIT) da UFERSA. Conselheiro do Conselho do Centro Multidisciplinar de Angicos (CMA/UFERSA). Representante do Colegiado do curso de Licenciatura em Computação e Informática da UFERSA. Prêmios: Tese de Doutorado indicada ao Prêmio CAPES de Tese/Edição 2023 pelo PPGE/UFBA. E-mail: evanilsongurgel@gmail.com. ORCID: 0000-0003-2018-767X.


Fádyla Késsia Rocha de Araújo 

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua, principalmente, nos seguintes temas: valorização docente, Fundeb, piso salarial, gestão escolar e gestão democrática. E-mail: fadyla.araujo@ufersa.edu.br.

 

 


Francisco Aedson de Souza Oliveira

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Campus Multidisciplinar de Angicos. Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Letras. Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Letras. Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e Graduado em Letras com habilitação Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Joaquim Nabuco (2021). Membro do Grupo de Estudos de Literatura e suas Interfaces Críticas – GELINTER. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Contemporânea, atuando principalmente com os seguintes temas identidade, estranhamento e violência na ficção de Caio Fernando Abreu.


Franselma Fernandes de Figueirêdo 

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua, principalmente, nos seguintes temas: análise e expressão textual; leitura e produção de textos; literatura do Rio Grande do Norte; história da educação e história da leitura. E-mail: franselma.figueiredo@ufersa.edu.br.

 


Francisco José Lima Sales 

Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1994), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (1998) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Foi Professor da Universidade Federal do Maranhão, lotado no Departamento de Fundamentos da Educação, de agosto de 2002 até junho de 2010. A partir de 2011, passou a trabalhar na Universidade Federal do Ceará (UFC), lotado no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (FACED), onde ministrou as disciplinas das áreas de Política Educacional e Gestão da Educação e de Organização Social do Trabalho Escolar. Atuou ainda no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da (UFC), no eixo Sociabilidade, Economia Política e Educação, da Linha de Pesquisa Filosofia e Sociologia da Educação. E-mail: francisco.sales@ufersa.edu.br.


Jacimara Villar Forbeloni 

Doutora em Ciências Sociais pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014), com bolsa sanduíche pela CAPES na Universidade de Lisboa – ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, mestra em Sociologia pela UFPR – Universidade Federal do Paraná (2003), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1996). Atualmente é professora efetiva da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semiárido, com dedicação exclusiva. Possui experiência na área de Sociologia atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Solidária, Políticas Públicas, Desenvolvimento, Terceiro Setor, Educação e Tecnologia. E-mail: jacimara@ufersa.edu.br.


Juliana da Rocha e Silva

Possui graduação em Pedagogia (2009), mestrado (2013) e doutorado (2017) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem (EDUCLIN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, infância, higienismo e ensino sob medida. E-mail: juliana.rocha@ufersa.edu.br.


Magnus José Barros Gonzaga 

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Política e Gestão da Educação; Práticas de Ensino; Sociologia da Educação; Educação Ambiental; Política de Educação Ambiental, Ecologia Política; Sociologia Ambiental. E-mail: magnus.gonzaga@ufersa.edu.br.


Maria das Neves Pereira 

Doutora em Letras Vernáculas (Área: Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2007). Mestre em Letras (Área: Língua Portuguesa e Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ (1990). Graduada em Letras, Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura Brasileira e Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal/RN (1975). Coordenadora dos trabalhos de pesquisa dos Projetos Atlas Linguístico do Rio Grande do Norte (ALiRN) e Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) no Rio Grande do Norte, indicada pelo Comitê Nacional do ALiB.; Líder do grupo de Pesquisa Estudos da Linguagem GEL/UFERSA, vinculado ao Diretório de Pesquisa do CNPq. E-mail: nevespereira@ufersa.edu.br.


Maria de Fátima de Lima das Chagas

Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Campus Angicos. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições – PPGCTI (Mestrado). Doutora em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com Estágio Científico Avançado (Doutorado Sanduíche) no Instituto de Educação na Universidade do Minho em Portugal, com bolsa CAPES código de financiamento 001. Doutora em Ciências da Educação, na especialidade Tecnologia Educativa, em regime de cotutela entre a Universidade do Minho (Portugal) e a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Mestrado interdisciplinar em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Tecnologia em Educação (PUC/Rio) e em Psicopedagogia (FVJ – CE). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Participa dos grupos de pesquisa: – Linguagem, Cognição e Tecnologias – UFERSA; EDUCLIN – Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem e do GAIA (Grupo de ações e Investigações Autopoiéticas) – UFERSA; TEA COMPLEX – UMINHO/Portugal. Bolsista DTI CNPq – projeto com financiamento: Chamada n 40/2022 – Linha 2B – Projetos em Rede – Impacto das novas tecnologias nas atividades humanas. Interesses de pesquisa: Educação Básica; Formação de Professores; Alfabetização; Aprendizagem em rede; Interação Humano Computador.


Maria do Socorro da Silva Batista

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência com ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: política educacional políticas e gestão da educação ambiental , ensino e formação docente. Atua na área de ensino de graduação, especialmente com a disciplina educação ambiental nas práticas pedagógicas. E-mail: socorro.batista@ufersa.edu.br

 


Renato Carneiro da Silva

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2021); Eixo temático: Aprendiz, docência e escola, linha de Pesquisa: Educação, currículo e ensino. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2013). Psicopedagogo; Especialista em Docência no Ensino Superior. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2010).  Graduando em Licenciatura em Matemática pela Unicesumar (2024 -). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, processo de aprendizagem e formação docente. Líder do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Educação Matemática (LabEduc+). Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).


Samuel Oliveira de Azevedo 

Samuel Oliveira de Azevedo ingressou na área de Informática em 1997, como aluno do Curso Técnico em Informática com ênfase em Processamento de Dados pelo CEFET-RN. Em seguida cursou Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Em 2012 defendeu doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN, onde participou de projetos de pesquisa como gerente de desenvolvimento. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: TVDI, Middleware, Engenharia de Software, Criptologia, Ambientes Virtuais Compartilhados, Processamento Digital de Imagens, Sistemas Multi-Agentes, Robótica na Educação e Jogos. Empreendedor, fundou uma empresa, que foi incubada na UFRN em nov/2009 com mais 5 sócios (amigos e colegas de pesquisa), a RoboEduc foi emancipada em nov/2011 e atua no mercado na área de robótica educacional. Trabalhou como professor de ensino superior na FATERN, que posteriormente foi adquirida pelo grupo Estácio, e mudou de nome para Estácio-Ponta Negra, entre os anos de 2007 e fev/2014, atuando como professor, NDE, e durante 8 meses como coordenador de curso. Em fevereiro de 2014, foi convocado para assumir o cargo de professor da Universidade Federal do Semi-árido – UFERSA, no campus de Angicos-RN. Devido a isso, optou por deixar a sociedade na RoboEduc em março de 2014. Desde março/2014 atua como professor/pesquisador/extensionista na Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA. Entre agosto/2016 e julho/2017 fez pós-doutorado em Sistemas e Computação com um projeto de Robótica Educacional no DIMAp, UFRN.


Sueldes de Araújo 

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de educação, com ênfase em política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional e gestão escolar, educação superior, educação a distância, educação e tecnologia e formação de professores. E-mail: sueldes.araujo@ufersa.edu.br.

 

 


  Umberto de Araújo Medeiros

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022); Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016); Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2012);Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017) e Graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é Professor do Magistério Superior na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Campus Angicos. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação.

 

 

 

 

 

 

12 de dezembro de 2018. Visualizações: 3543. Última modificação: 09/09/2024 11:00:40